16 de junho de 2013

Hoje, às 16h, o Maracanã vai ser palco de um confronto de grandes: México e Itália brigarão pela vitória em suas estreias na Copa das Confederações 2013. As seleções já se enfrentaram 11 vezes, com um balanço de 1 vitória mexicana, 6 italianas e 4 empates. O México já jogou 5 vezes no Maracanã, totalizando 1 vitória, 1 empate e 3 derrotas. A Itália, por outro lado, só jogou uma vez, quando perdeu do Brasil por 2-0 em 1956. A Azzurra nunca derrotou os mexicanos em um campo neutro. Em 1994, empataram por 1-1 nos Estados Unidos, e o placar se repetiu no Japão em 2002. Em 2010, na Bélgica, os italianos levaram a pior e perderam por 1-2.
A seleção mexicana - que tem como seu principal jogador o atacante de 25 anos Chicharito Hernández, que atua no Manchester United - carrega o fardo olímpico de ter ganhado medalha de ouro em Londres, no ano passado. Dos jogadores que participaram desse torneio que envolve apenas atletas com 23 anos ou menos, oito vieram para o Brasil e quatro são titulares. Entre eles, Giovani dos Santos, outro destaque do elenco. Mas nem só de garotos vive o México: o técnico José Manuel de la Torre, visando equilibrar a falta de maturidade em momentos importantes, incorporou também jogadores experientes na tentativa de conquistar o título da Copa das Confederações.
O lado esquerdo do campo é por onde se desenha a força ofensiva da seleção mexicana, com Salcido, Torrado e o Guardado. A deficiência se centra em construir jogadas e, consequentemente, a seleção marca bem poucos gols. Nas últimas três partidas nas Eliminatórias, foi apenas um. Enfrentando uma Itália que exibe falta de profundidade nas ações ofensivas e tem Balotelli, seu principal atacante, como dúvida, a tendência de um placar magro se extende ao jogo de hoje.
Pirlo, meio-campista italiano de 34 anos que é o cérebro do time, fará seu centésimo jogo pela Azzurra. É esse gigante em bolas paradas, principal jogador da seleção italiana, que o técnico mexicado De La Torre disse ser preciso "desconectar" para poder vencer a partida. Pirlo inicia as jogadas com passes curtos, lançamentos longos ou ainda aciona o centroavante diretamente. Será a penúltima vez que iremos vê-lo jogar um torneio usando a camisa da seleção, visto que ele irá pendurá-la após a Copa do Mundo em 2014. A Itália conta ainda com o apoio de seus laterais, os dois jogadores do Milan Abate e De Sciglio. A expectativa gira em torno da presença do atacante Balotelli de apenas 22 anos, polêmico fora de campo e objetivo na hora de definir, que sentiu dores musculares durante um treino e ainda é uma incógnita no jogo de hoje. Outra jovem revelação é o descendente egípcio El Shaarawy, "irmão" de Balotelli e companheiro dele no Milan, que vem se destacando no campeonato italiano.
O confronto de hoje no Maracanã é entre duas equipes experientes e boas tecnicamente. Pode não prometer muitos gols, mas com certeza garante um espetáculo. Vale a pena ficar de olho, porque serão os próximos dois adversários do Brasil na competição.

Horário do jogo: 16h
Transmissão na TV: Band e SporTV
Estádio: Maracanã
Juíz: Enrique Osses | Auxiliares: Carlos Astroza e Sérgio Román (CHI)

Giovanna Rinaldi

Créditos: Lance

Um comentário: