15 de junho de 2013

Foi com uma vitória por 3 a 0 sobre o Japão que a seleção brasileira estreiou na Copa das Confederações, em Brasília, no dia 15 de Junho de 2013. A busca pelo tetracampeonato começou às 16h no estádio Mané Garrincha. Logo cedo, aos 3 minutos de jogo, Neymar abriu o placar para o Brasil com um golaço após belo passe de Fred, que matou no peito a bola lançada pelo lateral Marcelo, ajeitando-a para o camisa 10 fazer o primeiro da partida e acabar com seu jejum de 9 jogos sem marcar. O atacante do Fluminense tem um total de 5 gols e 2 assistências nos últimos 7 jogos pela seleção.

O gol-relâmpago cortou a energia japonesa. Com exceção do meia Honda, que às vezes criava mas depois cansou e entrou na estática de seu time, o Japão não trouxe nenhum grande perigo ao gol brasileiro. Kagawa foi bem marcado, e apesar da tentativa de inversão de lado no segundo tempo, continuou sem poder de criação, com uma marcação na sua cola.
Se Neymar precisou de três minutos para fazer seu gol, por outro lado o volante corinthiano Paulinho precisou apenas de dois, no segundo tempo. Com o jogo praticamente controlado, ele pôde avançar e se tornar um quarto meia, o que resultou no seu quarto gol pelo Brasil. Fazendo mais 3, se tornará o volante com maior número de gols na seleção, ultrapassando nomes como Dunga, Falcão e César Sampaio.
Durante o segundo tempo, o Japão não esboçava reação. Pelo contrário, mostrava cansaço e dava cada vez mais espaços. O terceiro gol saiu nos acréscimos, no último lance antes do apito final. Jô, que havia entrado há poucos minutos para substituir o atacante Fred, não desperdiçou a chance que teve. Fechou o placar após receber uma bola de Oscar, que mostrou fôlego para arrancar aos 47 minutos do segundo tempo e deixar Jô frente a frente com o goleiro japonês. Se encerrava ali a primeira atuação convincente do Brasil, mas nem tanto pelo placar em si. Foi demonstrado rendimento, regularidade e confiança. Durante os 90 minutos jogados em Brasília, não houve oscilação.
Pudemos ver um Neymar mais solto, jogando com mais facilidade, pela primeira vez na seleção brasileira. Apesar de problemas na saída de bola, mais destacados ainda quando laterais e volantes saíam para apoiar, Thiago Silva mostrou segurança fazendo uma atuação impecável na zaga. Em contraste com Marcelo sendo uma figura recorrente no ataque, mostrando entrosamento com Neymar e realizando ótimo apoio, temos Daniel Alves se limitando à marcação e não tão bem como quando comparado a seus jogos no Barcelona, principalmente quando avança.
No próximo jogo, a seleção brasileira irá enfrentar o México de Chicharito. O evento acontecerá em Fortaleza, no estádio Castelão, às 16h do dia 19 de Junho. O terceiro e último jogo da fase de grupos será dia 22, em Salvador, contra a Itália. Dois confrontos difíceis, que irão determinar se chegaremos com força às semifinais ou se assistiremos nossos adversários triunfarem sobre nós literalmente bem diante de nosso nariz.

Giovanna Rinaldi

Créditos: André Rocha (ESPN)

0 comentários:

Postar um comentário