15 de junho de 2013

Chegou o grande dia. Não só o início da Copa das Confederações 2013, mas também a estreia da seleção brasileira na competição. O Japão, nosso adversário de hoje, tem 14 de seus 23 jogadores convocados atuando no futebol europeu, com destaque para Honda do CSKA Moscou e também Kagawa, que apesar de jovem já passou pelo respeitado Borussia Dortmund e hoje joga no Manchester United.
O histórico está do nosso lado: em nove jogos entre as duas seleções, o Japão nunca venceu. Perdeu 7 vezes e empatou duas. Mas o campeão asiático e primeiro classificado no campo para a Copa do Mundo de 2014 vem mostrando evolução desde a criação de uma identidade própria.

Entre os pontos fortes da seleção nipônica está o sistema defensivo, contando com uma defesa de quase 1,80m como média de altura. O time troca muitos passes mas também conta com os artifícios de inversões e lançamentos em seu esquema 4-2-3-1. A forma japonesa de jogar fará com que o Brasil tenha pouco espaço, mas o segredo está na valorização da posse de bola e para furar o bloqueio de duas linhas de quatro, é necessário que haja bastante movimentação de Oscar, Hulk e Neymar.
Diante do domínio adversário, o Japão parece não se sair muito bem. "A grande dificuldade deles é enfrentar o futebol sul-americano. Quando se deparam com iniciativa, com criatividade, quando se preparam pra uma coisa e acontece outra (um drible, um improviso), tendem a se desconcentrar" disse Zico, que comandou os Samurais Azuis entre 2002 e 2006, ao Lance.
Paulinho e Luiz Gustavo tendem a ficar mais presos atrás ajudando Thiago Silva e David Luiz, principalmente a cobrir os espaços de Marcelo e Daniel Alves que terão liberdade para atacar.
Se por um lado o Japão defende bem, por outro encontra dificuldades em fazer gols e na criação. Mas uma jogada que pode se transformar em solução é quando Kagawa centraliza, e Nagatomo desce pela esquerda, podendo encontrar Honda ou Maeda livres para dar o último toque pra dentro das redes.

Horário do jogo: 16h
Transmissão na TV: Globo, Band, SporTV
Estádio: Mané Garrincha
Juíz: Pedro Proença  |  Auxiliares: José Trigo e Bertino Miranda (POR)

Créditos: Lance!

Um comentário: