16 de junho de 2013

De um lado, temos a atual campeã mundial no estilo "tikitaka" de efetividade em passes, posse de bola e domínio do meio de campo. Do outro, uma seleção conhecida pela raça e entrega dos jogadores. O duelo terá início às 19h na Arena Pernambuco, e o confronto entre  duas seleções de estilos tão diferentes promete ser um jogão. Nas duas únicas vezes em que Espanha e Uruguai se enfrentaram em amistosos, o resultado foi o mesmo: empate. 2x2 no mundial de 1950 e 0x0 no de 1990.Quando o assunto são seleções sulamericanas, a Espanha jamais perdeu para uma que não fosse Brasil ou Argentina. Dados à parte, quando começa o jogo, o placar mostra 0x0 e a contagem é regressiva de 90 minutos. Tudo é possível.


Se uma das seleções tem o atacante Diego Forlán num jejum de 11 jogos - mais de um ano - sem marcar, a outra tem vários candidatos para fazer os gols espanhóis. Isso porque, seguindo a tendência dos treinos da Espanha, o sistema ofensivo ainda está indefinido, tendo Torres, Villa, Soldado e ainda Fábregas (atuando como um falso 9) como candidatos para o posto de atacante fixo. Na Copa de 2010, Del Bosque optou por colocar Pedro e Villa no ataque. Já na Euro, ano passado, a seleção espanhola jogou sem um atacante. Para essa edição da Copa das Confederações, é provável que haja um homem de área. Outra dúvida tanto para o jogo de hoje como para o resto da competição, é sobre quem irá ficar guardando o gol espanhol. Casillas, xodó do técnico Del Bosque e goleiro do Real Madrid, além de capitão da Fúria, quebrou a mão durante essa temporada do campeonato espanhol e vêm de uma sequência sem jogar. O adversário de vaga e também de time é o goleiro Valdés, que joga no Barcelona.
Forlán não vai ter oportunidade de quebrar seu jejum. Pelo menos, não de cara. O técnico Oscar Tabárez garantiu que o melhor jogador da Copa do Mundo de 2010 vai começar no banco, enquanto o ataque será formado por Suárez e Cavani. O primeiro, isolado lá na frente, e o segundo pela esquerda. Essa é a arma do Uruguai para vencer o jogo, apostando no que tem de sobra e que falta à Fúria: goleadores. Apesar dos atacantes de ofício, falta espaço para que as jogadas sejam aprofundadas e depois definidas. Muito também devido ao fato de que o "tikitaka" espanhol, principalmente do Barcelona, já foi estudado em detalhes pelos adversários. Apesar disso, a aposta é no triunfo das habilidades de Xavi e Iniesta sobre a defesa rival.
O confronto entre Espanha e Uruguai é um dos mais esperados nessa fase do torneio. A seleção uruguaia não derrota um vigente campeão mundial há 24 anos, quando ganhou da Argentina por 2x0 em 1989, no Maracanã. Será que é o momento e adversário perfeito para quebrar o tabu?

Horário do jogo: 19h
Transmissão: Globo, Band e SporTV
Estádio: Arena Pernambuco
Juíz: Yuichi Nishimura | Auxiliares: Toru Sagara e Toshiyuki Nagi (JAP)

Giovanna Rinaldi

Créditos: Lance

0 comentários:

Postar um comentário