20 de junho de 2013

Italianos e japoneses disputaram o melhor jogo da Copa das Confederações até agora. A partida, que teve 7 gols no total e foi um presente aos admiradores do futebol, acabou classificando a Itália e eliminando o Japão, após 90 minutos de placar aberto. Em relação aos japoneses, não se pode dizer que a primeira impressão é a que fica. Depois de serem completamente anulados no 3x0 contra o Brasil, jogaram ontem o seu melhor futebol, no mais alto nível, e quase derrotaram a poderosa Azzurra. Com envolvente troca de passes e força total pela esquerda, brigaram com os italianos pela posse de bola, uma vez que as duas seleções precisam dela para criar volume de jogo.

Nenhum treinador derrotou seu próprio país na Copa das Confederações, mas ontem o italiano Zaccheroni, que comanda o Japão, chegou bem perto disso. No primeiro tempo a Itália esteve bastante recuada, jogando atrás, enquanto os japoneses chegavam muito na área do adversário e com autoridade. Tocando a bola com velocidade e pressionando, viram os italianos apelarem para lançamentos longos em direção a Balotelli. Honda voltava com Pirlo e explorava os espaços às suas costas. O primeiro gol do Japão saiu de uma cobrança de pênalti dos pés de Honda, aos 20 minutos, e o segundo quem fez foi Kagawa, escolhido mais tarde como "homem do jogo". Giovinco, que dá mais profundidade às ações ofensivas, entrou no lugar de Aquilani, que não auxiliava Maggio. Os japoneses iam fechando o primeiro tempo ganhando por 2x0, mas De Rossi descontou para a Itália aos 40 minutos.
No segundo tempo, o jogo começou a virar. Aos 4 minutos, Uchida fez um gol contra empatando o jogo. Três minutos depois, Balotelli realizava a cobrança de pênalti que deixava a Itália na frene do placar. O jogador segue com sua incrível marca de nunca ter errado um pênalti na carreira profissional, seja em clubes ou na seleção.
Aos 23 minutos, a sorte parecia ajudar o Japão. Okazaki, herói dos japoneses e autor do gol que classificou a seleção para a Copa do Mundo, mostrou sua estrela e empatou o jogo. 3x3 e o Japão continuava pressionando. Após vários minutos de posse de bola no campo do adversário, tentando chegar no gol, os japoneses perderam a bola e a próxima coisa que viram foi Giovinco estufando as redes para garantir o triunfo italiano em um jogo eletrizante. Havenaar, atacante japonês de origem holandesa, entrou para ocupar a área com seus 1,94m e tentar o empate.
A bola na trave aos 36 minutos e o gol impedido aos 43 não foram suficientes para salvar o Japão. Jogando a partida inteira com a torcida brasileira apoiando, os japoneses foram derrotados mas saíram da Arena Pernambuco com gostinho de missão cumprida.

Giovanna Rinaldi

Créditos: André Rocha (ESPN)

0 comentários:

Postar um comentário