19 de junho de 2013

Foi acompanhado de uma arrepiante torcida, que cantou o hino mesmo quando a música por trás já havia parado, que o Brasil entrou em campo nesta quarta feira contra o México, em Fortaleza, e garantiu sua classificação para a próxima fase da competição. A seleção, que ganhou de 2 a 0 e teve Neymar como homem do jogo - marcando um gol e dando assistência para outro - exibe uma bonita trajetória na Copa das Confederações até agora: 0 gols sofridos e 5 gols marcados.
O Brasil teve pouco domínio mas bastante intensidade. A dupla Neymar e Marcelo funcionou muito bem pelo setor esquerdo durante o jogo todo. Por outro lado, sua grande ofensividade deixava a desejar no quesito da marcação, que foi fraca, e era por esse mesmo setor esquerdo que se formavam as jogadas mexicanas. O gol brasileiro saiu aos 9 minutos, dos pés de Neymar, após pegar o rebote em um cruzamento de Daniel Alves. O belo chute atingiu 85km/h antes de chegar às redes do goleiro Corona, que trabalhou bastante na partida.
Apesar dos brasileiros criarem mais pelo lado esquerdo - pelo qual o México dava mais espaço, assim como no jogo contra a Itália -, o gol saiu de uma jogada no lado oposto do campo. Pouco antes do apito que daria ponto final à primeira etapa, David Luiz se chocou com o companheiro Thiago Silva e isso resultou em um sangramento que não iria parar até o intervalo, mas o zagueiro continuou em campo na base do sacrifício. Oscar, Hulk e Fred renderam muito pouco.
No segundo tempo, o México melhorou, e exercia domínio no meio de campo. A entrada de Hernanes no lugar de Oscar, aos 16 minutos, não aumentou a produtividade nessa área para amenizar os mexicanos. O Brasil administrava um placar perigoso, em que um gol colocaria o time de Chicharito de volta no jogo. Faltava também a administração da posse de bola no campo adversário, que colocaria o México - até então sendo eliminado - sob pressão e poderiam acabar se abrindo um pouco.
Aos 42 minutos, o técnico De La Torre, apostando em um "tudo ou nada", colocou o atacante Jimenez de 1,90m para fazer companhia a Chicharito na área. Com essa mudança, acabou desmanchando a barreira no meio-campo e deu mais velocidade ao Brasil, que contava agora com Lucas e Jô. E velocidade era o segredo. Já nos acréscimos, Neymar fez grande jogada e, ao se livrar de dois marcadores com um drible genial, serviu Jô que não desperdiçou o passe. 2 a 0 no Castelão.
No fim de semana, a seleção brasileira irá enfrentar a Itália e brigar pela liderança do grupo A, em Salvador. Já o México, eliminado da competição, fará seu último jogo em Minas Gerais, contra o também eliminado Japão, para decidir qual das seleções irá sair com pelo menos uma vitória da Copa das Confederações.

Giovanna Rinaldi

Créditos: André Rocha (ESPN)

0 comentários:

Postar um comentário