27 de junho de 2013

A segunda vaga para a final da Copa das Confederações estará em jogo hoje, entre Espanha e Itália. Enquanto os espanhóis buscam mais um título para consagrar sua geração vencedora, a Itália quer se vingar da final da Eurocopa 2012, em que perderam e tomaram goleada contra essa mesma Espanha. As duas seleções passaram por reformulações nos últimos anos, para culminar nos estilos de jogo que têm atualmente.

Os espanhóis, marcados por décadas como o time do "quase", apostaram em uma maneira de jogar que impõe principalmente o domínio. Da bola, do tempo, do adversário. Alta posse de bola, intensa troca de passes. Até os zagueiros tem essa qualidade, sabem sair jogando e avançar para o setor ofensivo também. 
Já a Itália, que era conhecida por "retrancar", ganhou novos ares com a chegada do treinador Cesare Prandelli, que é ofensivo por característica. O italiano deu valor à qualidade de jogo, deixou a Itália mais técnica. 
Os dois times trazem desfalque. Balotelli e o lateral Abate já voltaram para a Itália, incapacitados de participar do resto da competição, e serão substituídos por Gilardino e Maggio, respectivamente. Pelo lado espanhol, Fábregas e Soldado reclamaram de dores musculares após o jogo contra a Nigéria, e são dúvida. O atacante Fernando Torres provavelmente irá a campo. 
Os italianos vão ocupar o setor defensivo e jogar na retranca hoje. 5 defensores, repetindo o estilo que deu certo na estréia da Eurocopa 2012, quando empataram por 1x1 com a Espanha e jogaram bem. De Rossi ainda irá ajudar a parar os espanhóis. A única mudança é que, mais cauteloso, Prandelli irá deixar somente Gilardino no ataque, ao invés de dois atacantes. 
A Espanha deve apostar na movimentação no setor ofensivo para abrir a retranca italiana, e também em seu controle da posse de bola para pressionar. 
O vencedor de hoje irá enfrentar o Brasil no Maracanã, para disputar a final. 

Giovanna Rinaldi

Horário do jogo: 16h
Transmissão pela TV: Globo, Band, SporTV
Estádio: Castelão
Juíz: Howard Webb (ING) | Auxiliares: Darren Cann e Michael Mullarkey (ING)

Créditos: Lance!

0 comentários:

Postar um comentário