26 de junho de 2013

Primeira semifinal do torneio. Brasil e Uruguai estão a um passo de disputar a final, mas somente um terá essa chance. A briga pela oportunidade acontecerá hoje, em solo mineiro, e promete ser um confronto bem pegado: as duas seleções são as líderes de faltas na competição. Tendo se enfrentado 72 vezes na história, o balance geral é de 33 vitórias brasileiras, 20 vitórias uruguaias e 19 empates.
O Brasil tem Fred, que já fez 41 gols em 47 jogos no Mineirão. Também tem Neymar, que levantou troféus sobre os uruguaios em duas ocasiões: quando o Brasil ganhou o Sul-americano sub20 em 2011, por 6x0; e em junho do mesmo ano, quando conquistou a Libertadores sobre o Peñarol. Os dois jogadores da seleção brasileira vêm embalados, por marcar dois gols no último jogo (Fred) e por ter sido eleito melhor em campo nas três partidas que disputou na Copa das Confederações (Neymar).

Já o Uruguai, tem um time de veteranos. Dos jogadores que disputaram a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, 17 fazem parte do elenco atual, e somente 6 são novidade. Entre os experientes, está o zagueiro Lugano - capitão e ícone da raça em campo - e Forlán, jogador que mais vestiu a camisa da seleção uruguaia na história. Com a classificação para a Copa de 2014 seriamente em risco, a Celeste procura agarrar o título da Copa das Confederações com unhas e dentes. O repertório do técnico Oscar Tabarez é favorável: desde que assumiu a seleção do Uruguai, em 2006, eliminou os anfitriões das 3 competições internacionais que participou. Venezuela, em 2007, na Copa América; África do Sul, em 2010, na Copa do Mundo; Argentina, em 2011, na Copa América.
Mas o Brasil de Felipão promete dificultar, e muito. A proposta tende a permanecer a mesma: atacar pela esquerda, com Marcelo e Neymar, e marcação com pressão. O volante Paulinho, voltando de lesão, irá reforçar o meio-campo e devolver o ar ofensivo que Hernanes não conseguiu reproduzir muito bem no jogo contra a Itália. Com Oscar se aproximando mais de Paulinho, o meio fica mais articulado e diminui a dependência de jogadas individuais pelas laterais para chegar ao gol.
A esperança uruguaia ainda é em seu trio de ataque, formado por Cavani, Forlán e Suárez. Poderiam optar por tentar prender os laterais brasileiros na defesa, o que inibiria bastante o ataque, principalmente do lado esquerdo, onde fica Marcelo (que é muito mais ofensivo do que defensivo). Mas o mais provável é que, para fechar esse apoio de Marcelo, um atacante uruguaio seja recuado, enquanto Forlán fica centralizado para ocupar Luiz Gustavo, e Cristian Rodríguez vigie Daniel Alves pela direita. O zagueiro Lugano - mais velho e lento - deve ser o responsável por tomar conta de Fred, que não tem a mesma rapidez de Neymar.
O confronto será bem pegado e tende a ser equilibrado. As duas seleções serão colocadas à prova e só uma irá sair consagrada. Lembrando que, em caso de empate, o jogo irá para a prorrogação. Se não desempatarem, o vencedor será decidido na disputa por pênaltis.

Giovanna Rinaldi

Horário do jogo: 16h
Transmissão pela TV: Globo, Band, SporTV
Estádio: Mineirão
Juíz: Enrique Osses (CHI)  |  Auxiliares: Carlos Astroza e Sergio Roman (CHI)

Créditos: Lance! e PVC

0 comentários:

Postar um comentário