19 de junho de 2013

A seleção brasileira joga hoje com a chance de garantir vaga antecipada nas semifinais do torneio, contra um México vindo de derrota para a Itália. A situação do técnico mexicano De La Torre, tendo feito partidas ruins nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014, é tensa: se for eliminado na fase de grupos da Copa das Confederações, pode ser mandado embora. A aposta do treinador parece ser em surpreender o Brasil e realizar mudanças em relação ao jogo contra os italianos, conclusão tirada a partir do treino fechado que realizou antes da partida de hoje, permitindo à imprensa espiar apenas 15 minutos, em que nada foi observado além de troca de passes e um jogo de "bobinho".
Apesar do retrospecto do confronto não nos ser favorável, há otimismo para esse jogo em particular. A seleção brasileira conta com o bom momento e a vontade de garantir uma vaga nas semifinais para acabar com a "freguesia", que vem desde 1999 - quando o México ganhou a Copa das Confederações sobre o Brasil -, e exibe um histórico de 6 derrotas brasileiras contra uma mexicana. Na última partida entre as duas seleções, realizada no ano passado em um amistoso na cidade de Dallas (Estados Unidos), os destaques Chicharito e Giovani dos Santos marcaram um gol cada um e garantiram a vitória ao México por 2x0. Vale lembrar também da vitória dos mexicanos nas Olimpíadas de Londres 2012, que acabaram com a esperança brasileira do ouro olímpico. Falando de tabus, o Brasil também tem um a seu favor: não perde em solo brasileiro desde a derrota para o Paraguai por 1 a 0, em 2002.
Retrospectos à parte, o México que enfrentamos hoje está em má fase. Conta principalmente com o bom goleiro Corona, que foi bastante exigido no último jogo e deve ser na partida de hoje também. Apesar de não ter sido muito acionado contra a Itália, Chicharito ainda é a grande esperança mexicana, junto com Giovani dos Santos.
O Brasil precisa de velocidade contra essa seleção que marca e volta muito bem, compactando as linhas. Uma boa saída seria pelo lado esquerdo, apostando no lateral Marcelo junto com Oscar e Neymar - que precisa equilibrar o trabalho em equipe com habilidades e jogadas individuais - para achar as redes. Apesar de criar problemas da saída de bola, o avanço de Paulinho é uma arma ofensiva que provou ser de muita eficiência, gerando produtividade na frente.
Um jogo em casa que pode levar o Brasil para a próxima fase da competição parece ser a oportunidade perfeita para desengasgar o México da garganta.

Giovanna Rinaldi

Horário do jogo: 16h
Transmissão na TV: Globo, Band, SporTV
Estádio: Castelão
Juíz: Howard Webb | Auxiliares: Michael Mullarkey e Darren Cann (ING)

Créditos: Lance!

3 comentários:

  1. É isso ai filha, de plantão, que no jogo de hoje o que não vai faltar é emoção.

    ResponderExcluir
  2. Espero que o México faça um bom jogo!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Giovanna, adorei. Claro, objetivo e bastante profissional!

    ResponderExcluir