25 de junho de 2013

O técnico espanhol Vicente Del Bosque não poupou titulares para o confronto contra a Nigéria, mesmo com a classificação de sua equipe praticamente garantida. O elenco controu com 8 titulares do Barcelona, e somente o rodízio de goleiros trouxe algo novo, o goleiro Victor Valdés. O primeiro gol saiu cedo, aos 3 minutos, com a finalização do lateral esquerdo Jordi Alba, após uma intensa troca de passes que começou na defesa. Apesar da vantagem espanhola no placar, os nigerianos não ficaram intimidados. Tentavam marcar bem avançado, jogavam sem medo e roubaram algumas bolas enquanto todos assistiam uma Espanha mais relaxada, sem tanta intensidade. Durante os primeiros 45 minutos, foi um jogo solto, em que os dois times jogavam. A Nigéria conseguiu criar boas oportunidades, inclusive perdeu algumas chances por hesitação na hora de finalizar. Não empatou por falta de capricho.

A primeira etapa terminou com uma posse de bola equilibrada, algo difícil de se ver em uma partida em que joga a Espanha: 54% para os espanhóis e 46% para os nigerianos. No quesito "chutes a gol", um empate: 7 para os dois lados. Enquanto a Fúria chegou à marca de 318 passes certos só no primeiro tempo, ouviu a torcida brasileira que enchia o Castelão vaiar o"tikitaka".
No segundo tempo, os jogadores Pedro, Fábregas e Soldado foram substituídos por Villa, Silva e Torres, que mudaram um pouco a intensidade do jogo. Para melhor. Os reservas mostraram vontade e aos 16 minutos, Fernando Torres ampliava de cabeça não só a vantagem no placar, mas também sua artilharia: o espanhol agora tem 5 gols na Copa das Confederações, e está a 2 de distância de se tornar o maior artilheiro da história do torneio. A Nigéria continuou conseguindo jogar mas perdendo gols. Aos 43 minutos, Jordi Alba - eleito homem do jogo - fazia mais um para fechar o placar em 3x0 para os espanhóis.
O principal destaque do time nigeriano foi o goleiro, Enyeama, que fez grandes defesas e evitou um placar mais elástico ainda para a Espanha. Obi Mikel, volante que fez ótima atuação contra o Uruguai, foi bem discreto. Enquanto a Nigéria realizou 364 passes durante o jogo todo, a Fúria chegou a 750, tendo 96% de aproveitamento.
Pelas semifinais, os espanhóis jogarão contra a Itália, que busca se vingar pela derrota na final da Eurocopa 2012. Mas, ao fim da partida, a torcida brasileira já ensaiava um coro: "Espanha, pode esperar, a sua hora vai chegar". Um confronto entre o Brasil e a Fúria só poderá acontecer se as duas seleções chegarem à final.

Giovanna Rinaldi

Créditos: André Rocha (ESPN)

0 comentários:

Postar um comentário