27 de junho de 2014

Na quinta-feira (26), foram disputados os últimos jogos dos grupos G e H e, consequentemente, da fase de grupos dessa edição da Copa do Mundo. Com um total de 136 gols marcados até aqui - sendo uma média de 2.83 por partida - em 48 jogos disputados, o mundial avança para a fase de mata-mata na qual qualquer erro pode custar o passaporte para o jogo seguinte. 16 seleções garantiram sua vaga nas oitavas de final, sendo 6 delas européias, 2 africanas, 5 sul-americanas e 3 da América do Norte e Central. Entre decepções e surpresas, heróis e vilões, 15 dias já se passaram desde o início da competição, que ainda tem mais 17 dias para seu encerramento. A partir de agora, cada jogo é uma final; cada oportunidade é um passo para o céu ou para o inferno, para a condenação ou a glória. E quem decide são os detalhes. Confira abaixo um resumo de cada um dos oito grupos, uma lista dos artilheiros, "garçons", e o esquema de chaves para o restante do mundial.


Artilharia: Neymar (BRA), Messi (ARG), Müller (ALE):  4 gols
Assistências: Blind (HOL), Cuadrado (COL):  3 assistências

Melhor ataque: Holanda (10 gols marcados)
Pior defesa:  Camarões e Austrália (9 gols sofridos)


Grupo A
O grupo do anfitrião Brasil - que contava também com México, Croácia e Camarões - só foi realmente decidido na última rodada. Com a liderança ameaçada pelos mexicanos que se encontravam em segundo lugar, os brasileiros asseguraram o trono através da goleada por 4-1 pra cima de Camarões, que lhe rendeu o primeiro lugar através do critério de saldo de gols. No confronto direto, Brasil e México só empataram. Venceram seus outros dois jogos e mandaram camaroneses e croatas para casa. 

Grupo B
A eliminação precoce da Espanha após somente dois jogos foi tratada como surpresa e decepção para muita gente que esperava que os atuais campeões do mundo chegassem longe. 5-1 para a Holanda e 2-0 para o Chile foram o suficiente para derrubar a Fúria e classificar essas duas seleções, que tinham como companhia de grupo a modesta Austrália. Apesar de virem mais forte do que muitos apostavam, os australianos também pegaram o rumo de casa cedo, na fase de grupos. 

Grupo C
A Colômbia de Falcao Garcia provou que, mesmo sem o principal craque, é capaz de dar conta do recado. Com três vitórias em três jogos, foi a líder de seu grupo, seguida pela Grécia. O Japão (com duas derrotas e um empate) e a Costa do Marfim (com duas derrotas e uma vitória) são as seleções do grupo C que dão adeus ao Brasil ainda na primeira fase. 

Grupo D
Das quatro seleções presentes nesse grupo (Itália, Inglaterra, Uruguai e Costa Rica), somente uma não contava com o peso da camisa a seu favor, e foi justamente ela quem surpreendeu. A Costa Rica, que não sofreu nenhuma derrota no grupo, mostrou que histórico não ganha jogo e avançou na competição com méritos próprios. Inglaterra e Itália, cada uma com duas derrotas, voltam para a Europa enquanto o Uruguai se classifica em segundo lugar. Luis Suarez, que mordeu o zagueiro Chiellini no confronto contra a Itália, foi punido com 9 jogos de suspensação e será desfalque para a seleção celeste pelo resto da Copa.

Grupo E
A França, que marcou 8 gols em três jogos e sofreu somente dois, é a lider do grupo e forte candidata a ir longe na competição. Quem também avança é a Suíça, em segundo lugar, que apesar de ter marcado 7 gols acabou sofrendo 6, resultando num saldo de apenas um. Equador e Honduras ficam fora e não jogam as oitavas de final.

Grupo F
O grupo da Argentina, apontado por muita gente como o mais fácil de todos, não foi tão fácil assim para os hermanos. Ganhar por 2-1 contra a Bósnia pareceu um placar magro para uma seleção que parecia muito promissora, e só evitaram um empate sem gols com o Irã porque Messi fez 1-0 nos últimos minutos da partida. Vitória por 2-3 com a Nigéria sentenciou a terceira vitória em três jogos e garantiu a Argentina na próxima fase, junto com o adversário. Irã e Bósnia são os eliminados.

Grupo G
A Alemanha, primeira do grupo, é com certeza uma das favoritas ao título. A disputa pela segunda vaga do grupo estava viva até os últimos minutos dos últimos jogos, que aconteceram simultaneamente. A seleção dos Estados Unidos é a que vai para as oitavas de final, apesar de perderem ontem contra a Alemanha e de os portugueses terem conseguido uma vitória contra Gana. O fator decisivo foram os 4 gols a mais no saldo total dos EUA em relação a Portugal. Nossos patrícios voltam para casa, assim como Gana.

Grupo H
A Bélgica, considerada a atual sensação do futebol e grande promessa, conseguiu sua classificação como primeira do grupo somando três vitórias em três jogos. Quem ficou com o segundo lugar foi a Argélia, que empatou com a Rússia em seu último jogo e mesmo assim históricamente avança na competição.

0 comentários:

Postar um comentário