1 de março de 2014

          Durante as terças (18 e 25) e quartas (19 e 26) destas duas últimas semanas, 16 times europeus foram à campo disputar a primeira partida das oitavas de final da edição 2013/2014 da Champions League. A grande maioria procurava garantir pelo menos metade de sua classificação já no primeiro confronto - principalmente as equipes que jogariam em casa -, porém, quem levou a melhor nessa rodada foram os visitantes: todos conseguiram conquistar a vitória no território do adversário, com exceção do Manchester United, que perdeu, e do Chelsea, que conseguiu um empate. Se essa tendência irá se repetir nos jogos de volta ou se os mandantes irão impor sua força, ainda não se sabe; mas as disputas que valem vaga na próxima rodada prometem nervos à flor da pele e uma emoção digna da Liga dos Campeões. Os jogos acontecem em 11-12 e 18-19 de março.
           Confira a seguir os destaques positivos e negativos da rodada, um esquema com os placares de todos os jogos e também vídeos com os melhores momentos de cada partida.

Destaque negativo: Manchester United

          O time inglês foi até a Grécia enfrentar o Olympiakos, e sua maré de azar o seguiu até lá; sob o placar de 2-0, foi a primeira vez que o maior detentor de títulos da Premier League perdeu para um time grego em uma competição européia. Desde a chegada de David Moyes para substituir o lendário Sir Alex Fergunson, os red devils vêm colecionando estatísticas e recordes negativos desse tipo. Estão a 12 pontos do topo da liga inglesa, em sexto lugar, e já eliminados da FA Cup.
          Apesar de enfrentarem o Olympiakos fora de casa, o abismo que há entre os dois times - tanto em questão de elenco como de história - é gigantesco. Com todo respeito aos gregos, este era um jogo fácil (e ideal) para se voltar para casa com três pontos, um número razoável de gols e um pouco de prestígio para os torcedores e também para todo o time. Mas quando a fase é ruim...
          Com uma corda apertada no pescoço, o Manchester United tem menos de 20 dias para arrumar uma solução antes de enfrentar os gregos de novo, em casa. O primeiro confronto já mostrou que a camisa sozinha não ganha jogo; é necessário que Moyes recupere as rédeas do elenco e direcione um dos maiores times da Inglaterra e do mundo para a trilha do sucesso que ele tão bem conhece. Jogar no Old Trafford pode contar como um aspecto positivo, mas a postura e mentalidade da equipe, assim como a clareza na relação com o técnico, contam muito mais. 

Destaque positivo: Real Madrid

          Ao contrário de Moyes, o italiano Carlo Ancelotti parece ter entrado em harmonia com os gigantes que comanda e descoberto o segredo para fazer essa engrenagem funcionar. Chegando à final da Copa del Rey, conquistando a liderança do campeonato espanhol e goleando o Schalke 04 por 6-1 em plena Alemanha: o momento do Real Madrid não poderia ser melhor. O detentor de 9 títulos da Champions League - sendo o time com maior número de conquistas - não se deixou intimidar pelo retrospecto não tão favóral contra times alemães, e mostrou que não está para brincadeira. 
          Incentivados pela volta de Cristiano Ronaldo - que perdeu os últimos 3 jogos do time merengue devido à uma suspenção contra o Athletic Bilbao -, o time de Madrid dominou a partida. Mais 6 gols e 4 assistências na conta do "BBC", como é chamado o ataque goleador da equipe, uma referência às iniciais de Benzema, Bale e Cristiano. O trio sozinho possui mais gols que o time inteiro do Schalke na temporada, tratando-se de todas as competições. 
          Nos acréscimos do segundo tempo, Huntelaar diminuiu para os mandantes com um belíssimo gol no goleiro Casillas; mas, claramente, não havia tempo para mais nada. Deixando a classificação encaminhada, o Real Madrid terá pouco a fazer quando jogar diante de sua torcida no Santiago Bernabéu. Mas se não tiveram piedade em terras bávaras, o que garante que terão agora?
          Deixo aqui uma menção honrosa aos torcedores do Shalke 04 presentes no estádio, que se fizeram ouvir durante o jogo todo, e independente do resultado, animaram seus jogadores com uma energia incansável durante 90 minutos.
         

Placares, gols e melhores momentos
(Melhores momentos de Manchester City x Barcelona AQUI)
(Melhores momentos de Bayer Leverkusen x PSG  AQUI)
 (Melhores momentos de Arsenal x Bayern de Munique AQUI)
(Melhores momentos de Milan x Atlético de Madrid AQUI)
(Melhores momentos de Zenit x Borussia Dortmund AQUI
(Melhores momentos de Olympiakos x Manchester United AQUI)
(Melhores momentos de Galatasaray x Chelsea AQUI
(Melhores momentos de Schalke 04 x Real Madrid AQUI)

         

0 comentários:

Postar um comentário