14 de janeiro de 2014

Centenas de jogadores, técnicos e outras personalidades do mundo do futebol se reuniram ontem em Zürich, na Suíça, para acompanhar o evento de gala anual da FIFA no qual são premiados os "melhores do ano". A cerimônia foi marcada por um clima bastante brasileiro, trazido pela apresentadora Fernanda Lima que comandou o evento, e acentuado pelas diversas propagandas e músicas promovendo a Copa do Mundo do Brasil que está a apenas meses de distância. Outro destaque brasileiro foi o lendário ex-jogador Pelé, que recebeu das mãos de Joseph Blatter a primeira Bola de Ouro honorária da FIFA para honrar sua brilhante carrreira e saciar a sede do único prêmio individual que faltava na coleção do rei. A platéia o aplaudiu de pé, fazendo com que a emoção de Pelé transbordasse pelos olhos.


Os alemães Jupp Heynckes, Silvia Neid e Nadine Angerer ganharam, respectivamente, os prêmios de "Melhor Técnico de Futebol Masculino", "Melhor Técnica de Futebol Feminino" e "Melhor Jogadora de Futebol Feminino" do ano de 2013. O ex-treinador do Bayern de Munique - que levou o time à conquista da tríplice coroa alemã (Campeonato Alemão, Champions League e Copa da Alemanha) - superou Sir Alex Ferguson (ex-Manchester United) e Jürgen Klopp (Borussia Dortmund) na briga pelo prêmio. A goleira alemã Nadine concorria com a brasileira Marta e a norte-americana Abby Wambach. 

Entregue a quem que fizer o gol mais bonito do ano, o prêmio Puskas foi dado ao suéco Ibrahimovic, que recebeu 48,7% dos votos por seu gol de bicicleta contra a Inglaterra, durante um amistoso internacional no qual a Suécia ganhou por 4 a 2. Clique aqui para conferir o gol vencedor de Ibrahimovic e também os gols dos concorrentes Matic (Sérvia) e Neymar (Brasil). 

O prêmio "Fair Play" ficou com o Afeganistão, que segundo o comitê da FIFA mostrou "dedicação e trabalho duro para desenvolver o futebol à nivel de base" e "construiu fundamentos para o jogo, nutrindo uma liga nacional em meio a violência e destruição". Para receber o prêmio, estava presente o presidente da Federação de Futebol do Afeganistão, Karim Keramuddin. 

Os 11 jogadores que compuseram a "Seleção do Ano" de 2013 foram:
Goleiro: Neuer (Bayern de Munique) 
Defesa: Daniel Alves (Barcelona), Thiago Silva (Paris Saint-German), Sergio Ramos (Real Madrid), Lahm (Bayern de Munique) 
Meio-Campo: Iniesta (Barcelona), Xavi (Barcelona), Ribéry (Bayern de Munique)
Ataque: Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Ibrahimovic (Paris Saint-Germain) e Messi (Barcelona)

Mesmo tendo ganhado tudo em questão de títulos durante a temporada passada, o Bayern de Munique teve apenas 3 jogadores presentes na lista. Enquanto isso, o Barcelona marcou presença com 4 atletas, sendo um deles o espanhol Xavi, que teve uma temporada marcada por um nível muito abaixo do esperado.

O ápice da noite chegou quando Cristiano Ronaldo recebeu o prêmio Ballon d'Or, sendo declarado o melhor jogador do mundo. O português - que já ganhou anteriormente, em 2008, quando jogava pelo Manchester United - não conseguiu conter as lágrimas no palco e emocionou toda a platéia. Colocando um fim na sequência de Messi, que vinha ganhando há 4 anos consecutivos, Cristiano alcançou (finalmente) o reconhecimento da FIFA, tendo sido o autor de 69 gols em 59 jogos no ano passado. Ele recebeu 27.99% dos votos, enquanto o argentino Messi ficou em segundo lugar com 24.72% e o francês Ribéry em terceiro com 23,36%. 
O jogador do Real Madrid e da seleção portuguesa recebeu o prêmio das mãos de Pelé, e quando seu outro tesouro - o filho, Cristiano Ronaldo Jr. - subiu ao palco para parabenizar o pai, Cristiano não conseguiu esconder as lágrimas. Emocionado, agradeceu aos companheiros de time e de seleção, a família, a namorada, e também fez menção a Eusébio - lenda do futebol português que faleceu no começo do ano - e a Nelson Mandela. 
"Aqueles que me conhecem, sabem o sacrifício que foi ganhar esse prêmio", disse Cristiano, provavelmente se referindo à dificuldade que é receber esse tipo de reconhecimento quando a própria entidade que realiza a cerimônia está contra você. (Para entender, leia esse post)
Diante de sua mãe, irmãs e namorada - todas igualmente emocionadas - Ronaldo se consagrou. Atuando em um altíssimo nível há vários anos, o jogador que é profissionalismo e perfeccionismo em pessoa finalmente obteve o reconhecimento que desejava. O homem que joga como uma máquina se emocionou como um ser humano. E agora, não é "só" o melhor do mundo: também é o melhor da FIFA. 


Para assistir o momento em que Pelé anuncia o vencedor da Bola de Ouro, seguido pelo discurso de Cristiano Ronaldo, clique aqui


Giovanna Rinaldi



Um comentário:

  1. Gostei do seu texto!!Principalmente "homem maquina ,sente a emoçao!!!Parabens Gio,bjsss

    ResponderExcluir